1. O CULTO NA LITURGIA CRISTÃ
No Novo Testamento, a liturgia, com exceção de At 13,2, terá como equivalente principal o termo “culto”, não só pela relação intrínseca e aproximativa com o culto dos levitas, como vimos – ao menos para a primeira geração de cristãos – mas também no processo de identificação dos mesmos que, conformando-se aos ensinamentos de Jesus, e aderindo sempre mais as exigências da pregação evangélica e a composição das primeiras comunidades (não mais aquela centralidade no Templo de Jerusalém), são os preconizam o “novo culto em espírito e em verdade”.
Dada a correspondência entre fé e expressão cúltica, podemos afirmar que a liturgia cristã se distingue da judaica à mesma medida que o cristianismo se diferencia do judaísmo (...) Isso se evidencia na utilização deliberada de tempos e espaços não-sagrados para as celebrações [ o domingo como dies Domini é uma das novidades do cristianismo] próprias da assembléia cristã e sobretudo, no uso especial e na aplicação de um vocabulário de culto.[2]
Um comentário:
Caríssimo, Parabéns pelo blog, tá muito bonito!!! ;)
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